domingo, 23 de janeiro de 2011

Watch N' Ask - 1

Pergunta do Grupo de Corticóides para o Grupo de Obesidade:

Se a obesidade provoca um aumento na ativação do eixo HPA (Hipófise, Hipotálamo, Adrenal), o que ocorre com o nível dos outros hormônios das adrenais, alem do cortisol – a exemplo da aldosterona? Existe uma alteração significativa? Em caso negativo, por que isso não ocorre?

 

         Existem evidências em que há uma maior ativação do eixo HHA (Hipotálamo-hipófise-adrenal) em pacientes obesos, principalmente naqueles com distribuição abdominal de gordura, este eixo apresenta-se hiper responsivo nos indivíduos obesos, e devido a isso observa-se resposta aumentada do cortisol. Isso acontece através de uma maior freqüência na liberação dos pulsos do hormônio adrenocorticotrófico ACTH, o qual atua sobre as células da camada cortical da glândula adrenal, estimulando-as a sintetizar e liberar seus hormônios com menor amplitude de pulso, o que leva ao aumento de cortisol.

          Mas o ACTH, em doses similares àquelas que aumentam a secreção de cortisol, também estimula agudamente a secreção de aldosterona de forma eficaz. No entanto, a resposta ao ACTH é prejudicada se os níveis de angiotensina II forem diminuídos. (BERNE, 2004).

          Porém não se tem evidências clínicas e estudos comprovando que há um aumento da secreção de aldosterona em indivíduos obesos através desse mecanismo de estímulo do eixo HHA.

           No indivíduo obeso, há estímulo do sistema renina-angiotensina-aldosterona, devido à hiperinsulinemia e o estímulo do sistema nervoso simpático, o que leva ao aumento da secreção de angiotensina II, que é um estímulo para liberação de aldosterona.

           Na totalidade, não há achados na literatura que evidenciam aumento clínico (bioquímico) na secreção de outros hormônios mediados pelo eixo HHA, além da secreção de cortisol.


Referências Bibliográficas:

LORDELO, MANCINI, CERCATO, HALPERN. Eixos hormonais na Obesidade: Causa ou Efeito?
Arq Bras Endocrinol Metab 2007;51/1. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abem/v51n1/03.pdf

 
 
BERNE, Robert. Fisiologia. Rio de Janeiro: Elselvier, 2004.







Nenhum comentário:

Postar um comentário