sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Nova droga pode combater obesidade e diabetes tipo 2

        Em 2009, foi publicada uma reportagem no site www.isaude.net sobre um novo aliado ao combate da diabetes tipo II e obesidade, trata-se de uma droga que estimula o gasto energético a partir da ativação do receptor do hormônio GLP-1, podendo assim reduzir a gordura corporal e regular a quantidade de glicose no sangue, além de diminuir o apetite.

Veja o que o GLP-1 pode fazer:


         No estudo, a equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), coordenada pelos professores Kristina Semaesse e Johan Auwerx, caracterizou os efeitos metabólicos de um ativador específico de TGR5 (o INT-777), desenvolvido na Universidade de Perugia, (Itália). Os testes apontaram que essa molécula poderia ser uma futura droga para tratar o diabetes e a obesidade.

           O trabalho publicado é resultado de um estudo anterior, feito em 2006, pelo mesmo grupo. Na época os pesquisadores demonstraram que os ácidos biliares (moléculas endógenas envolvidas na digestão), através da ativação TGR5 do músculo e tecido adiposo marrom, são capazes de induzir um aumento do gasto energético e, portanto, tratar a obesidade em ratos alimentados com uma dieta rica em gorduras.

           Neste novo estudo, os autores mostraram que no intestino delgado a proteína controla a secreção de um hormônio intestinal chamado Glucagon-like peptide 1 (GLP-1). "Ele desempenha um papel muito importante na função de gestão do pâncreas e regulação do açúcar no sangue", explica Semaesse.

           Além desta descoberta, a equipe da EPFL desenvolveu uma nova droga ativadora mais específica do que os ácidos biliares. A administração deste composto permitiu tratar o diabetes e reduzir a gordura corporal. Os autores demonstraram que estes efeitos foram associados ao aumento da secreção de GLP-1 e gasto energético.

          "Essas obras são de grande interesse, porque sinalizam uma nova era nas possibilidades de tratamento conjunto de diabetes tipo 2 e da obesidade", acredita. De acordo com Charles Thomas, primeiro autor do estudo, duas classes de medicamentos com base nas propriedades do hormônio-1 têm sido comercializadas para o tratamento da diabetes tipo 2. "A primeira estratégia visa aumentar a taxa de GLP-1, limitando sua degradação pelo organismo. A segunda é para imitar os efeitos do GLP-1 usando drogas ativadoras do receptor de GLP-1 (GLP-1R) ", disse.

 
                                                                                    Post: Aline Fialho
 
 
Referência:
 
Publicações científicas: Proteína pode ajudar no combate ao diabetes e obesidade. Disponível em http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/2091/ciencia-e-tecnologia/proteina-pode-ajudar-no-combate-ao-diabetes-e-obesidade.
 Acesso em dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário