sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Hormônios Tireoidianos

       Hoje vamos falar um pouco sobre a influência dos hormônios tireoidianos na obesidade, assim como a causa e tratamento.
        Sabe-se  que na obesidade o nível e a função de alguns hormônios estão alterados. Não se sabe se essas alterações hormonais estão relacionadas com a adaptação do organismo para essa nova situação fisiológica que está sendo imposta pelo excesso de peso, ou se está relacionado com o surgimento da obesidade.
       Primeiramente uma breve introdução sobre hormônios tireoidianos: eles  são produzidos e secretados pela tireóide, que  é estimulada pelo TSH. Os principais são:  T3,T4, pequenas quantidades de T3 reverso ( biologicamente inativo)  e a calcitonina que está envolvida no metabolismo do cálcio. Os hormônios que nos interessam são o T3 e T4, por serem moduladores da termogênese e podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade.




        O principal assunto quando se fala de obesidade e hormônios tireoidianos é o hipotireoidismo —  a baixa ou nenhuma produção dos hormônios tireoidianos —  o que leva a vários sintomas como, por exemplo, o metabolismo funcionando mais devagar que o normal. Outro ponto importante é o hipertireoidismo é o excesso da produção dos hormônios tireoidianos, trazendo como principal sintoma o funcionamento mais rápido do metabolismo.
          Estudos demonstram que durante o jejum há uma diminuição da atividade do TSH, que influencia na concentração da leptina, hormônio responsável pela saciedade,  fazendo com que o paciente tenha saciedade mais rápido. Recentemente, vêm sendo encontrados níveis mais altos de TSH em obesos do que em magros. Sabe-se que os status nutricionais podem influenciar nas conversões periféricas de T4 para T3, alterando os valores em paciente desnutridos, eutróficos e obesos.
         Tanto a ingestão alimentar quanto a atividade física modulam  a termogênese basal. Em estados de jejum pode haver reduções de até 40% do gasto energético. Os estudos não evidenciam que o hipotireoidismo seja a causa da obesidade comum, mas relatam que ele está relacionado com aumento de peso durante a patologia.
         Existem tratamentos que usam hormônios tireoidianos para a perda de peso  ou fármacos que induzem uma maior função da tireóide produzindo mais hormônios , fazendo com o metabolismo funcione mais rápido, aumento do gasto energético, porém existem  efeitos colaterais como o aumento do catabolismo protéico, perda de massa óssea e aumento do risco de doenças cardiovasculares.  
          É importante que se o paciente for usar tratamentos farmacológicos, este deve ser seguido de forma a promover uma reeducação alimentar aliado aos exercícios físicos.


Por enquanto é isso ... Até mais! Beeeijos e Abraços
Ana Paula 
Referências:
Durval Damiani,Daniel Damiani,Renata Giudice de Oliveira.Obesidade - fatores genéticos ou ambientais? Disponível em:

Rascovski A,Millner T.H,Batalha L. ,Reis C ,Mancini M.C. ,Halpern A. Eficácia e Tolerabilidade das Substâncias Calorigênicas: Ioimbina, Triiodotironina, Aminofilina Combinada a Efedrina e Fenilpropanolamina no Tratamento da Obesidade a Curto Prazo. Disponível em :

Durval Damiani.Obesidade e doenças tireoidianas – mitos e realidades. Disponível em http://pediatriasaopaulo.usp.br/upload/html/1208/body/01.htm, 16 de dezembro 17:58.


Nenhum comentário:

Postar um comentário