segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tipos e Diagnóstico de Obesidade

A obesidade é um excesso de acúmulo de gordura (OMS,2002). Esta pode ser classificada segundo a localização da gordura como:
  • Obesidade Ginóide: o acúmulo se concentra principalmente na região das coxas e nádegas, é mais caracteristica no sexo feminino, e também conhecida como obesidade tipo “pêra”;
  • Obesidade Andróide: o acúmulo se distribui principalmente no abdómen e apresenta-se excessivo de tecido adiposo visceral (TAV), abaixo do peritônio e na cavidade intra-abdominal, conhecida também como obesidade tipo “maçã”

A obesidade tipo ginóide está relacionada ao aparecimento de artroses dos membros inferiores e perturbações circulatórias do território venoso. Contudo, a obesidade do tipo andróide está relacionada à doença arterial coronariana (DAC), dislipidemias, hipertensão arterial sistêmica, infarto agudo do miocárdio e resistência à insulina. (Krause, 2010).
A obesidade pode ser classificada segundo o calculo do IMC , que é o seguinte:



IMC=  Peso em Kg/Altura ²




A obesidade grau I :Representa uma maior probabilidade de complicações como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia.
A obesidade grau II: Representa um risco muito elevado de complicações metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia, além de predispor a doenças osteoarticulares diversas.
A obesidade grau III (mórbida ou grande obesidade): Representa um risco muito elevado de complicações metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia, além de predispor a doenças osteoarticulares diversas.

Para o diagnóstico da obesidade, existem vários métodos indiretos que permitem estimar com precisão a quantidade  total de gordura corpórea, assim como sua distribuição. Entre esses métodos destacam-se a tomografia computadorizada,  a absorciometria por raios X de dupla energia (DEXA) e  a ressonância magnética. Para a realização de estudos  epidemiológicos, entretanto, considerando-se a simplicidade  e os custos dos diversos métodos, tem sido recomendada a utilização de índices antropométricos: o índice de massa corporal (IMC), a relação cintura-quadril (RCQ) ou apenas a  circunferência da cintura (CC) e as dobras cutâneas (DC).


Circunferência da Cintura (CC)

CC (cm)
Homem
Mulher
Não apresenta risco
≥ 94
≥ 80
Risco de DCNT
≥ 102
≥ 88



**DCNT= Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Post: Ana Paula 
Fontes:
L.K & ESCOTT-STUMP, S. Krause – Alimentos, nutrição e dietoterapia. 12ª Ed. Editora Elsevier, 2010.
Instituto Francisco Pacheco Dias - Escola de Massoterapia
http://www.sogab.com.br/obesidade.pdf
Peixoto,G.R.M; Benício,D’A. H.M; Latorre,O. D.R. M.R , Jardim,V.B.C.P;
Circunferência da Cintura e Índice de massa Corporal como  Preditores da Hipertensão Arterial,2005. http://www.scielo.br/pdf/abc/v87n4/11.pdf

2 comentários:

  1. Pois é... o problema da obesidade não é apenas estético como muitos pensam, né...
    E acho que vocês poderiam colocar o que é DCNT =D
    Eu tive que olhar ali no google =x
    kkkkkkkkkkkkk

    Beijos!

    Letícia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Letícia!! Já colocamos o que é DCNT...
    Valeu por lembrar....

    ResponderExcluir